Estudantes da rede pública de Salvador e Mata de São João participam de projeto de intercâmbio para Portugal

Estudantes da rede pública de ensino de Salvador, Mata de São João, na região metropolitana, e Jacobina, na região norte, terão a chance de fazer um intercâmbio cultural de 10 dias em Portugal.

Os estudantes participam do projeto de arte-educação “Era uma Vez… Brasil”, que acontece nacionalmente e está em sua quinta edição. Desde março de 2020, essa edição da iniciativa mobiliza mais de 1.500 alunos e 70 professores do oitavo e nono ano da rede pública de ensino de seis cidades brasileiras: Salvador, Mata de São João e Jacobina, na Bahia, além de Belo Jardim (PE) e Lençóis Paulista e Macatuba (SP).

Nesta edição, o projeto traz como tema central o processo de colonização do Brasil e os principais impactos das transformações instituídas pelos portugueses na vida de pessoas invisibilizadas pela história, especialmente no período em que a corte esteve em solo brasileiro.

A etapa decisiva para o “Era uma Vez… Brasil” é o campus de arte-educação, que acontece em semanas consecutivas nas seis cidades envolvendo, ao todo, 500 adolescentes. Em Salvador e Mata de São João são 125 estudantes participantes, todos oriundos da rede pública de ensino. As atividades presenciais da etapa começaram na terça-feira (11), na Escola Municipal Maria Odília, em Mata de São João.

“Os alunos farão uma imersão às diferentes linguagens artísticas, participando de oficinas de interpretação, roteiro, som e fotografia, além de vivências indígenas e afro-brasileiras” explica Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções, que realiza o projeto.

Como resultado desses encontros, os estudantes farão curtas-metragens sobre tudo que aprenderam durante o processo do projeto. Esse é o momento onde 30 estudantes baianos serão selecionados para a fase seguinte, que deve acontecer em abril, com a viagem de 10 dias para Portugal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui