
Um evento-teste com 500 pessoas será realizado no sábado (18), das 16h às 23h, em Itabuna, no sul da Bahia. A realização foi aprovada em sessão pública na Câmara de Vereadores do município.
Segundo a Secretária de Saúde de Itabuna, a ideia é avaliar a possibilidade da liberação de eventos na cidade e testar os protocolos de segurança contra a Covid-19 em festas.
“Primeiro foram os números, na nossa cidade, que corroboraram para nos deixarem pensar na flexibilização. No último boletim foi uma queda de casos novos por dia, uma média móvel de -62%. O número de mortes também apresentou queda de cerca de 60%”, explicou Lívia Andrade, secretária de Saúde de Itabuna.
Irão participar do evento-teste pessoas convidadas por apoiadores do mesmo. Elas precisam ter tomado a primeira dose no mínimo 30 dias antes do evento e serão testadas tanto na sexta-feira (17), quanto na entrada da festa. Além disso, é necessário apresentar comprovante de testagem na entrada. Já o uso de máscara é facultativo.
Os protocolos de segurança envolvem controle de fila na entrada, aferição de temperatura corporal e uso de máscara obrigatório para quem estiver trabalhando no loca. Totens de álcool em gel também estarão presentes no espaço. Estão proibidas atividades interativas e o acesso aos sanitários será controlado.