Estado é o único da região que alcançou este patamar; desempenho das atividades turísticas ajudaram no desempenho dos Serviços como um todo
Com expansão de 45,8% em maio, os serviços ligados ao turismo superaram em 20,7% o desempenho de maio de 2019, antes da pandemia de Covid-19. O levantamento é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-BA), com base em dados do IBGE.
“Dos três estados da região Nordeste pesquisados pelo IBGE, somente a Bahia se recuperou do pré-pandemia, enquanto o volume de atividades turísticas do Ceará ainda está 9,3% abaixo e o de Pernambuco, 2,6% inferior a maio de 2019”, destaca o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze.
Segundo a Fecomércio-BA, é o turismo que tem ajudado no crescimento dos Serviços como um todo no estado. Em maio, o setor registrou alta de 4% – menos do que a metade da média nacional (9,2%).
A maior variação no mês foi do grupo de Serviços Prestados às Famílias, de 64,1% no contraponto anual, superando em 23% o nível pré-pandemia. De acordo com a federação, fazem parte desse grupo os serviços de hospedagem, alimentação, recreação, entre outros.