Mais de 10 mil serviços, entre consultas, exames e emissão de documentos, estão disponíveis para o público feminino na Feira Cidadã, realizada em Salvador até segunda-feira (14), pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). O evento acontece em frente ao Hospital da Mulher, na Cidade Baixa.
Em estandes e unidades móveis estacionados no local, a população tem acesso a exames como mamografia, ultrassonografia, eletrocardiograma, raio-x e ginecológicos, além de serviços odontológicos e consultas oftalmológicas. A programação inclui também emissão de 2ª via da carteira de identidade, emissão de antecedentes criminais, inscrição no CPF e o balcão de atendimento do Governo do Estado, oferecidos pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).
A aposentada Rita Moreira chegou cedo e foi uma das primeiras atendidas. “Estava precisando marcar uma mamografia há mais de quatro meses, e essa feira de saúde caiu do céu. Vou fazer também serviço com dentista. É uma maravilha. A população precisa muito de feiras como essa”. Já a professora Maria de Santana levou a mãe para tirar uma carteira de identidade nova. “Moramos aqui na região e ficamos sabendo da feira. Tá tudo muito organizando e o atendimento foi bem rápido”.
Retomada
Salvador é a segunda cidade a receber a feira de saúde e cidadania promovida pela Sesab, desde a suspensão do projeto por conta da pandemia da Covid-19. Em 2019, a iniciativa realizou 372 mil atendimentos e, no ano de 2020, em duas edições, foram promovidos 9 mil atendimentos. No dia 4 de março, Seabra recebeu a primeira feira após esse período, e mais de 1,5 mil serviços foram oferecidos à população do município. Vitória da Conquista e Jequié serão as próximas cidades a receberem os serviços da Feira, simultaneamente nos dias 21, 22 e 23 de março.
Segurança
Para ter acesso à feira e aos serviços, a usuária deve usar máscara e apresentar RG, cartão do SUS, comprovante de residência e comprovante de vacinação com as doses em dia. O atendimento fica disponível das 8h às 17h.