Festa de Iemanjá: Flores, fé e tradição

Por Eduarda Melo

A festa comemorada tradicionalmente no dia 2 de fevereiro é uma homenagem à rainha das águas, Iemanjá. As preparações para os festejos envolvem desde alteração no trânsito do Rio Vermelho ao famoso feijão desejado por muitos.

Tem quem prefira prestar suas homenagens logo no dia 1º de fevereiro para evitar a aglomeração que geralmente ocorre no bairro, e assim fazer tudo de uma forma mais tranquila.

Nesta quinta-feira (2), os festejos foram iniciados às 5h com a alvorada, durante todo o dia a Praia do Rio Vermelho e a Casa de Iemanjá receberam diversas pessoas que prestaram suas homenagens à Rainha do Mar.

Dentre os famosos e autoridades públicas que estiveram presentes no tradicional festejo, tivemos o prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e a cantora Margareth Menezes.

Teve quem preferiu apenas ofertar sua rosa ou oferenda da beira do mar, e os que optaram por pegar um barco para poder colocar as flores e presentes já no meio do mar.

Pessoas próximas a casa de Iemanjá prestando suas homenagens. Foto: Eduarda Melo

A procissão marítima para levar o presente principal teve início às 16h.

No ano em que se é comemorado os 100 anos da tradicional festa, o bairro do Rio Vermelho voltou a lotar de gente após dois anos um pouco mais vazios, por conta da pandemia do Covid-19.

Pelo que deu para sentir no local, a comemoração de 2023 mal acabou e os baianos e turistas já estão animados, fazendo planos para a tradicional festa de Iemanjá em 2024.

Texto e fotos por: Eduarda Melo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui