
O Festival Virada Salvador foi sucesso na cidade e ganhou destaque entre as festas de fim de ano no país, o evento realizado pela prefeitura da capital baiana teve recorde de público e foi repleto de novidades. A festa ocorreu na Arena Daniela Mercury, localizada no bairro da Boca do Rio, orla de Salvador.
O festival recebeu mais de 2 milhões de pessoas durante os 5 dias de evento, e contou com uma grande variedade de atrações musicais e de entretenimento. O palco principal recebeu grandes nomes do cenário nacional, enquanto o outro destaque, o palco Brisa, espaço montado para apresentações de artistas contemporâneos da música baiana, teve sucesso de público.
Saúde, segurança, transporte e trânsito
O evento de 2022 contou com esquemas especiais de saúde, segurança e transporte para melhor atender quem fosse curtir a festa.
Saúde – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), montou dois módulos de atendimento, que juntos totalizaram 30 leitos equipados com suporte de vida avançado, com equipes de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Além de ter ambulâncias do Samu de prontidão.
Segurança – A segurança do festival teve um efetivo diário de 550 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). Equipes da Polícia Militar foram reforçadas na festa, contando com policiais em patrulhamento, pontos de atendimento no local, além de um posto para assistência à mulher vítima de violência, vinculado a uma casa de apoio para acolher a vítima, caso fosse necessário. Outra novidade na segurança, foram câmeras com reconhecimento facial espalhadas em diferentes pontos, de acordo com informações da PM, ainda durante a montagem de estrutura um suspeito com mandado de prisão em aberto foi identificado e preso. A Polícia Civil estava presente na festividade, tendo destaque para seu posto de atendimento para auxiliar o encontro de documentos perdidos.
Transporte – A Secretaria de Municipal de Mobilidade (Semob), disponibilizou cerca de 120 agentes de transporte para orientação aos usuários e monitoramento em tempo real de todas as linhas por meio do Centro de Controle Operacional (CCO). No total, mais de 400 ônibus atenderam ao público do evento, foram 215 veículos do Sistema Complementar (Stec), os “amarelinhos”, além de 230 ônibus da frota regular, distribuídos em 15 linhas provenientes de diversas regiões da cidade.
Trânsito – A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), montou uma operação especial de trânsito na região onde a festa foi realizada. Como nos anos anteriores, não houve interdição do tráfego de veículos no local, e os esforços foram concentrados na segurança dos pedestres e fluxo de tráfego na Avenida Octávio Mangabeira, tanto sentido Pituba quanto Itapuã. Foram instalados painéis de mensagem, faixas e banners nos dois sentidos da via principal, para garantir uma melhor fluidez no trânsito, orientando o público sobre a travessia de pedestres, embarque e desembarque, pontos de ônibus, táxi e mototáxi, e também sobre locais onde era proibida a parada e estacionamento de veículos.

Ação Social
O Trabalho de ação social também se destacou durante o Festival Virada Salvador, a Sempre atuou fortemente durante os 5 dias de festa.
A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), realizou a campanha “Criança Não é Mão de Obra”, desenvolvendo ações de abordagem social e sensibilização de crianças, adolescentes e suas famílias, para prevenir, identificar e encaminhar (quando necessário), situações de trabalho infantil e outras violações de direitos, no espaço da Arena Daniela Mercury. Durante os dias de festa, foram realizadas 530n abordagens de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e 171 encaminhamentos para atendimentos para órgãos de rede do sistema de garantia de direitos foram emitidos.
A pasta também administrou o Espaço Acessível. Local seguro, com acessibilidade, sanitários adaptados, que contou com uma equipe preparada par orientar e atender. O lugar registrou um público de 262 acessos entre pessoas com deficiência e seus acompanhantes nos dias de festa.
Atrações musicais
O Festival Virada Salvador possuiu em sua grade diversas atrações que passeavam pelos mais variados estilos musicais, agradando todo tipo de plateia.
O evento em seu primeiro dia, foi embalado pelo axé de Ivete Sangalo e Bell Marques, ambos aqueceram a galera para o carnaval. O público foi à loucura com os shows do sertanejo Gusttavo Lima e da cantora Simone Mendes, a baiana demonstrou muita empolgação em seu primeiro show na capital baiana, após findar a dupla com a irmã Simaria.

O piseiro de Mari Fernandez e o forró do cantor Wesley Safadão colocou muita gente pra dançar, baianos e turistas curtiram muito também ao som do pagode de Léo Santana e da sofrência do feirense Tiago Aquino.
Diversidade nas opções de entretenimento
Outras novidades que se destacaram no evento foram as diferentes opções de entretenimento para o público.
Na divertilândia, um grande número de crianças pode aproveitar o local com atrações projetadas exclusivamente para elas;
O espaço contou também com uma vila gastronômica contendo diversas opções de comidas;
A pista de skate atraiu os amantes de esportes, os skatistas poderiam praticar variados estilos de manobras;
Os amantes de tecnologias e jogos foram atraídos para o espaço gamer, o lugar foi um dos mais procurados no evento;

Para finalizar, quem curte uma adrenalina não deixou de se divertir nas duas rodas gigantes que funcionaram a todo vapor no festival.
Devido o grande sucesso do evento, o público já pede replay e aguarda ansiosamente para a próxima edição da festa, o Festival Virada Salvador 2023.