A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) da Polícia Federal e da Secretaria da Segurança Pública da Bahia deflagrou no início da manhã desta sexta-feira (15), a Operação Fauda. O objetivo é fechar o cerco contra uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas e armas, homicídios e roubos, com atuação no bairro de Valéria.
Equipes das Polícias Federal, Militar e Civil cumprem ordens judiciais na capital baiana, à procura de foragidos, armas, munições e entorpecentes.
Cerca de 100 policiais de unidades ordinárias e especializadas das forças federal e estadual participam da operação integrada.
Durante incursões, três policiais e um traficante ficaram feridos. Um fuzil, carregador e munições foram apreendidos. Equipes seguem no terreno.
Durante confrontos dois criminosos foram atingidos e não resistiram aos ferimentos. Três policiais ficaram feridos e foram socorridos para o Hospital Geral do Estado (HGE), o policial federal Lucas Monteiro Caribe, não resistiu aos ferimentos e morreu logo após dá entrada no hospital.
Helicópteros do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar realizam varreduras na região de Valéria e do Subúrbio Ferroviário à procura de traficantes que atiraram contra policiais.
Carregadores e munições abandonados em uma região de mata fechada foram localizados. Do alto, os militares do Graer avaliam possíveis rotas de fuga e repassam informações para as equipes terrestres.