
O boêmio e cultural bairro do Garcia ganhou mais brilho com um moderno e eficiente sistema de iluminação pública, através do Iluminando Nosso Bairro. O programa municipal instalou 293 pontos em LED em 66 ruas da região e a intervenção foi entregue em solenidade simbólica na Praça Marquês de Olinda, ocorrida na noite desta segunda-feira (30), com as presenças do prefeito Bruno Reis, da titular da Secretaria de Ordem Pública (Semop), Marise Chastinet, e do diretor de Iluminação Pública (Dsip), Junior Magalhães.
Além de embelezar a localidade, uma vez que os dispositivos de LED proporcionam mais claridade do que as antigas lâmpadas que emitiam luz alaranjada (vapor de sódio), a iniciativa trouxe mudanças significativas para os motoristas e pedestres que circulam pela região à noite, dando melhores condições de visibilidade, além de mais sensação de segurança. O investimento para a inciativa foi de R$337 mil.
O prefeito reforçou que a estimativa é que toda a modernização do parque luminoso de Salvador, através do INB, seja concluída até março de 2022 – atualmente, o percentual de andamento do projeto é de quase 80%. Ele também acrescentou que, em breve, localidades do entorno do Garcia, como Engenho Velho de Brotas, Federação, Centro, Barris e Canela também serão contemplados.
“Começamos esse programa pelos bairros periféricos e estamos chegando ao centro da cidade. Essa iniciativa é um verdadeiro sucesso e chegaremos ao início do ano que vem com iluminação modernizada, com o que há de mais qualidade no mundo”, afirmou.
Moradora do Garcia desde que nasceu, a dona de casa Renilda Fraga, 48 anos, tirou a noite para passear na Praça Marquês de Olinda e comemorou o fato de o bairro estar de cara nova. “As ruas daqui agora estão 100%. O ambiente antes era mais carregado com a iluminação antiga. Mesmo acesas, as lâmpadas que foram substituídas não garantiam claridade muito boa. Bem diferente destas agora”, comparou.