Geomanta garante segurança para 300 famílias em Fazenda Grande do Retiro

Moradores que vivem próximos à encosta da Rua Diva Pimentel, em Fazenda Grande do Retiro, agora têm mais tranquilidade e segurança, após a conclusão e entrega de uma geomanta de 1,4 mil m² de área, instalada na localidade pela Prefeitura. A proteção, formada por um composto de PVC e geotêxtil com cobertura de argamassa jateada, foi entregue durante solenidade ocorrida nesta sexta-feira (8), com a participação do prefeito Bruno Reis, do diretor geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, e do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves.

A estrutura beneficiou diretamente cerca de 300 famílias, cujas casas estão situadas numa área classificada como de alto risco para deslizamentos de terra. O investimento da obra é de R$216 mil, e esta é a décima geomanta aplicada pela Prefeitura em Fazenda Grande do Retiro.

Fazendo alusão à Semana Nacional de Redução de Desastres, o prefeito lembrou que o grande desafio de uma capital como Salvador é, anualmente, garantir soluções para conter ou amenizar os efeitos das chuvas. E que, devido às mudanças climáticas, cada ano é um desafio maior. 

“Além disso, o Brasil está na iminência de uma crise energética, pois não chove em diversas regiões do país, os reservatórios estão vazios e rezamos para não haver racionamento. Tudo isso por conta destas mudanças. Mas, Salvador segue investindo em propostas sustentáveis, com ônibus elétricos, integrando o C40, participando de fóruns internacionais, e buscando reduzir a emissão dos gases que provocam o efeito estufa. Tudo isso para evitar maiores gastos no combate às chuvas e diminuir o risco de perda de vidas”, declarou Bruno Reis.

O chefe do Executivo municipal explicou que a geomanta tem a função maior de preservar vidas e prevenir tragédias. “Isso nos custa cerca de R$100 milhões anualmente. Muitas destas intervenções são necessárias por causa dos efeitos das fortes chuvas que atingem a cidade. Nosso compromisso é avançar, fazer cada vez mais e ir adiante”, disse.

O secretário Nacional de Defesa Civil destacou os esforços de Salvador para prevenção de desastres. “Qualquer inciativa que o poder municipal faça para diminuir os riscos de desastres é louvável. Salvador tem avançado em ações preventivas e se tornado destaque e exemplo na política de redução de desastres no país. É importante a realização de obras estruturais, mas também treinar a comunidade para a convivência e autoproteção. Esse conjunto de ações tem demonstrado que Salvador tem se preocupado em entender que Defesa Civil é mais do que apenas um órgão, mas um conjunto de ações que todos os demais órgãos, secretarias e comunidade precisam apoiar”, afirmou Alves.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui