Geraldo Junior foi reeleito em eleição inesperada na Câmara Municipal de Salvador

Geraldo Junior

O vereador Geraldo Júnior (MDB) foi reeleito presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, após votação na tarde de terça-feira (29). A eleição para o biênio 2023-2024 deveria acontecer no ano que vem, mas foi antecipada após publicação da convocação feita pelo presidente no Diário Oficial desta terça-feira.

 A Lei Orgânica do Município e o Regimento da Câmara vetavam a recondução do presidente em uma mesma legislatura desde a gestão de Paulo Câmara (PSDB), porém Geraldo Jr. modificou ambos os textos para garantir a possibilidade de reeleição.

A sessão teve manifestações contrárias à forma como o processo foi conduzido. O vereador Cláudio Tinoco (UB) indicou que não era favorável à votação por aclamação – por se tratar de chapa única, essa era uma alternativa possível – o que inviabilizou um processo sem o uso da urna. Com 35 votos, Geraldo Jr. foi reeleito como presidente da Câmara de Salvador. No total, 39 dos 43 vereadores participaram da eleição. Não estavam presentes as vereadoras Ireuda Silva (Republicanos), Maria Marighella (PT), Roberta Caires (Patriota) e o vereador Isnard Araújo (PL).

O vereador foi reeleito com 35 votos em chapa única. 39 dos 41 vereadores participaram da sessão. Geraldo Júnior ocupa o cargo desde 2018. A sessão de eleição da Mesa Executiva 2023-2024 foi presidida pelo procurador parlamentar da Casa, vereador Edvaldo Brito (PSD).

O novo mandato de Geraldo Júnior e dos novos dirigentes da Mesa Executiva da Câmara Municipal de Salvador terá início no dia 1º de janeiro de 2023.

A nova configuração da mesa diretora ficou da seguinte forma:

Geraldo Junior (MDB) como presidente;
Carlos Muniz (PTB) como 1º vice-presidente;
Isnard Araújo (PL) como 2º vice-presidente;
Sabá (DC) como 3º vice-presidente;
Cátia Rodrigues (União) como 1º secretário; 
Ricardo Almeida (PSC) como 2º secretário; 
Téo Senna (PSDB) como 3º secretário;
Átila do Congo (Patriota) como 4º secretário;
Alexandre Aleluia (PL) como corregedor; 
Augusto Vasconcelos (PCdoB) como ouvidor;
Anderson Ninho (PDT) como ouvidor substituto;
Marcelo Maia (PMN) como 1º vice-presidente suplente;
Ireuda Silva (Repu) como 2º vice-presidente suplente;
Fábio Souza (SD) como 1º secretário suplente;
Hélio Ferreira (PCdoB) 2º secretário suplente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui