O Hospital Riverside, situado no município de Lauro de Freitas, inicia a operação neste sábado (3), com 96 novos leitos para o atendimento a pacientes com o diagnóstico de coronavírus (Covid-19), sendo dez de UTI e 32 leitos de assistência respiratória e 54 clínicos. Este é um esforço adicional do governador Rui Costa, que visitou a unidade nesta manhã, para ampliar a oferta de vagas e assim reduzir a pressão na rede assistencial e a taxa de ocupação.
De acordo com a subsecretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, “o hospital conta com uma Unidade de Assistência Respiratória (UAR), que é focada no trabalho de fisioterapeutas. Os 32 leitos de assistência respiratória, receberão pacientes dependentes de oxigênio em baixo fluxo e através de manobras fisioterapêuticas, conseguirão permanecer nessa enfermaria sem precisar do leito de UTI”, afirma.
A unidade estadual será administrada pela Fundação Fabamed, que atualmente faz a gestão de aproximadamente 500 leitos, sendo 248 dedicados a Covid-19 nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Barra, Seabra, Simões Filho e Itabuna. A diretora da entidade e da unidade, Cláudia Carvalho, ressalta que “temos uma equipe especializada com um único objetivo: o bem-estar do paciente por meio da oferta de cuidados intensivos e clínicos, com vistas a plena recuperação”, destaca.
Atuarão na unidade mais de 200 profissionais entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentre outros. Os leitos serão abertos de modo gradual e a expectativa é que nas primeiras 24 horas cheguem 32 pacientes no Hospital Riverside, que virão regulados de outras unidades de saúde.
O Hospital Riverside era um hotel que foi adquirido pelo Governo da Bahia em 2019 e passou por adequações estruturais para ser transformado em uma unidade hospitalar.