Os tutores que queiram levar cachorros e gatos para doar sangue basta entrar em contato com o Hospital Veterinário da Ufba
Assim como os humanos, os animais de estimação também podem precisar de transfusão de sangue em procedimentos cirúrgicos ou tratamentos médicos. Mas, o que a maioria dos tutores não sabem é que os cachorrinhos também podem doar sangue a importância desse ato de amor para salvar vidas pet. A consequência desse desconhecimento, é sentido pelo Hospital de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia (Hospimev/ Ufba), que sempre trabalha com estoque baixo.
“Nosso estoque está constantemente baixo porque a gente tem pouca procura por pessoas para trazer seus animais, seja cachorro ou gato, para doar sangue”, disse a médica veterinária, Nicole Hlavac.
Para aumentar o número de bolsas no hospital veterinário, é preciso conscientizar os tutores da importância desse ato de solidariedade. É importante salientar que a coleta de sangue é indolor e ainda permite um check-up completo gratuito para o animalzinho que se candidate. A medida visa garantir que o doador esteja saudável e que seu sangue possa ser usado com segurança.
O tutor que se interessar em levar seu doguinho ou bichano para ser doador, basta entrar em contato com o Hospital veterinário, localizado em frente a Escola verrinaria da Ufba, no bairro de Ondina, para agendar a doação. O contato do Banco de Sangue no instagram é @hemolac_ufba e o telefone para informações adicionais ou marcação é (71) 3283-6735.
Com a finalidade de disseminar a importância da doação de sangue pet e conscientizar os tutores, em junho o Hospimev vai realizar uma Campanha de doação de sangue, Junho Vermelho Pet. No dia 11 de junho. Os cachorros e gatos, que se candidatarem à doação, passarão por uma triagem e coleta, enquanto os tutores poderão assistir palestras sobre saúde animal na Feira Pet.
Conheça as regras de doação de sangue para cães:
- Peso mínimo de 25kg;
- Idade entre 1 e 8 anos;
- Não possuir doença pré-existente, transfusão prévia ou cirurgias nos 30 dias antecedentes à doação;
- Não fazer uso contínuo de medicação;
- Não ter infestação de pulgas e carrapatos;
- Não estar no cio ou ter saído há um mês;
- Intervalo entre as doações de sangue: 3 meses;
- Vacinação e vermifugação atualizadas.
Nos cães são retirados em média 450ml de sangue.
Conheça as regras de doação de sangue para gatos:
- Peso mínimo de 4kg;
- Idade entre 1 e 8 anos;
- Vacinação e vermifugação atualizadas;
- Não ter infestação de pulgas e carrapatos;
- Não estar no cio ou ter saído há um mês;
- Não possuir doença pré-existente, transfusão prévia ou cirurgias nos 30 dias antecedentes à doação;
Nos gatos, são retirados em média de 20 a 40 ml de sangue.