União Brasil (UB) foi quem mais ganhou: sete. O partido agora conta com 12 parlamentares, atrás apenas do PT, que tem 13.
A janela partidária causou mudança em 27% da Assembleia Legislativa da Bahia, de acordo com levantamento do g1 e TV Bahia. 17 dos 63 parlamentares estaduais baianos trocaram de partido entre 3 de março e 1º de abril, período da janela.
Na bancada federal da Bahia, esse número foi de 18%, com sete mudanças entre os 39 parlamentares.
A janela partidária é o intervalo de 30 dias que, seis meses antes da eleição, a legislação concede a deputados federais, estaduais e vereadores para que — se desejarem — troquem de partido sem o risco de perder o mandato.
Entre os parlamentares baianos que mudaram de legenda, a maior parte deve se candidatar à reeleição, mas já há pré-candidaturas lançadas para a Câmara de deputados, e até mesmo deputados que não pretendem tentar a reeleição.
No entanto, mais do que a mudança partidária, foram as novas alianças visando as eleições de 2 de outubro que mudaram o cenário na ALBA. A bancada governista saiu de 43 para 36 deputados, enquanto a bancada de oposição ganhou sete parlamentares e saiu de 20 para 27.
No entanto, a conta é complexa e ainda conta com deputados que seguem em partidos de oposição, mas dizem votar com o governo. Na prática, o fato é que a bancada governista deve ter mais dificuldade para aprovar os projetos do governo Rui Costa.
Após o rompimento do vice-governador João Leão (PP) com o grupo do governador Rui Costa (PT), o PP passou para a oposição, no entanto o partido perdeu três deputados: Dal e Robinho para o União Brasil e Jurandy Oliveira para o PSB. A banca do PP agora tem seis parlamentares. O PV não tinha representação, agora terá quatro deputados.
O União Brasil (UB) foi quem mais ganhou: sete. O partido agora conta com 12 parlamentares e terá a segunda maior bancada, atrás apenas do PT, que tem 13.
Confira como ficou a ALBA com as mudanças da janela partidária
- PT : 13 (+2)
- UB: 12 (+7)
- PSD: 8 (-2)
- PP: 6 (-3)
- PSB: 4 (-)
- REP: 4 (+2)
- PCdoB: 4 (-)
- PV: 4 (+4)
- PSDB: 2 (-1)
- PSC: 1 (-2)
- PL: 1 (-)
- PSOL: 1 (-)
- PATRI: 1 (-)
- Avante: 1 (+1)
- PDT: 1 (-3)
Confira quem trocou de partido na ALBA
- Alan Castro – Saiu do PSD e foi o PV
- Capitão Alden – Saiu do UB/PSL e foi para o PL
- Dal – Saiu do PP e foi para o UB
- David Rios – Saiu do PSDB e foi para o UB
- Euclides Fernades – Saiu do PDT e foi para o PT
- Júnior Muniz – Sem partido foi para o PT
- Jurandy Oliveira – Saiu do PP e foi para o PSB
- Kátia Oliveira – Saiu do MDB e foi para o UB
- Marcelinho Veiga – Saiu do PSB e foi para o UB
- Marquinhos Viana – Saiu do PSB e foi para o PV
- Mirela Macedo – Saiu do PSD e foi para o UB
- Robinho – Saiu do PP e foi para o UB
- Samuel Júnior – Saiu do PDT e foi para o REP
- Soldado Prisco – Saiu do PSC e foi para o UB
- Talita Oliveira – Saiu do UB/PSL e foi pra o REP
- TUM – Saiu do PSC e foi para o Avante
- Vitor Bonfim – Saiu do PL e foi para PV