Morreu neste último domingo (26), em Salvador, o artista plástico, poeta, músico e desenhista Jayme Figura. A morte de Jayme foi confirmada pelo amigo e artista plástico Leonel Mattos. Segundo o amigo, Jayme tinha 64 anos.
Ainda não há informações sobre a causa da morte. Jayme teria passado mal há três dias. Ele foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e liberado. Neste domingo, ele teria voltado a passar mal, mas desta vez não resistiu e morreu. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento do artista.
Atualmente Jayme estava trabalhando com o artista plástico Leonel Mattos. Segundo Leonel, os dois trabalhavam juntos há cerca de cinco meses para uma exposição em 2024 em São Paulo. No ateliê de Leonel, Jayme criou obras inéditas.
Após ficar alguns dias sem conseguir falar com Jayme, Leonel conseguiu contato com a esposa do artista, que informou que ele havia passado mal e socorrido para uma UPA, onde teria voltado neste domingo.
Nascido na cidade de Cruz das Almas, Jayme veio para Salvador aos cinco anos com a família. Desde criança, ele criava brinquedos com latas e madeira. Jayme dizia ser autodidata e ter sido “salvo” pelo desenho. “Foi o desenho que me salvou, foi o desenho que me deu vida”, disse ele em uma entrevista.
As obras instaladas no ateliê de JaymeFygura, chamado de “Sarcófago”, ficavam dentro de uma casa localizada na Ladeira do Carmo, no Pelourinho. O imóvel tem um formato labiríntico, um espaço de imersão criado pelo artista onde ficam esculturas de ferro, gesso, cimento, madeira, além de pinturas em acrílica sobre telas, panos decorativos, e artes em computação gráfica.