De acordo com informações divulgadas pelo Instituto Fogo Cruzado, nesta segunda-feira (2), Salvador e Região Metropolitana (RMS) registraram mais que o triplo de mortes em confrontos com policiais do que Rio de Janeiro e Recife juntos em setembro.
Conforme o instituto, neste período, 177 pessoas foram baleadas na Bahia, 137 morreram e 40 ficaram feridas. Dessas, 46% foram atingidas em ações policiais.
O Fogo Cruzado registrou em Salvador e região metropolitana 74 tiroteios em ações policiais, que resultaram na morte de 72 pessoas e deixaram 13 feridas. Entre os mortos, 31 deles foram atingidos nas cinco grandes operações policiais que ocorreram no período.
No mesmo tempo, no Rio de Janeiro, foram registrados 38 tiroteios em ações policiais, com 13 mortos e 21 feridos. Já na capital do Pernambuco, Recife, foram 10 tiroteios, com seis pessoas mortas e quatro feridas.
O instituto informou ainda que entre 1° de janeiro e 30 de setembro, foram mapeados 491 tiroteios em Salvador e na região metropolitana durante operações policiais que resultaram em 402 mortos e 79 feridos. O número de pessoas mortas é 17% maior que o registrado no Rio de Janeiro (340 mortos ao longo do ano).