Manchas de óleo voltam a aparecer na Baía de Todos-os-Santos; UFBA analisa material

Material foi encontrado no litoral da comunidade Coqueiro Verde, em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Novas manchas de óleo surgiram em pontos da Baía de Todos-os-Santos no último domingo (13) e deixou moradores em alerta. Em 2019, manchas apareceram em mais de mil pontos do litoral do nordeste e também em estados do sudeste, o que gerou um dano ambiental de R$ 188 milhões.

O material foi encontrado no litoral da comunidade Coqueiro Verde, em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador. O material foi analisado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) que constatou que não essa amostra não tem relação com as manchas encontradas em 2019.

“Pelo exame físico rápido e análise das imagens, trata-se de um óleo relativamente novo. Em uma das cenas [divulgadas], a pessoa mexe com graveto e é possível ver quer é um material novo. Não é aquele óleo de 2019 que estava enterrado e veio à tona”, diz o diretor do instituto de Biologia da universidade, Francisco Kelmo, à TV Bahia. 

Apesar de não ter relação, o especialista afirma que o material é altamente tóxico e representa riscos. “É um material danoso à saúde dos animais e rico nos seus compostos voláteis, que são os compostos mais tóxicos, além daquele odor característico do óleo cru.

A recomendação é que ao localizar esse material, a pessoa entre com contato com os órgãos, com o Inema, o Ibama, ou a Marinha, e solicite a remoção do material. E não toquem nesse material com as mãos”, alertou.

A Petrobras afirmou ter sido acionada  para ocorrência na Comunidade Coqueiro Verde em Candeias, e que parte do material foi recolhido para análise. O Inema, órgão estadual que regula o Meio Ambiente, informou que monitora a situação.

Por fim, a Marinha disse, através da Capitania dos Portos, que foi até o local, mas não encontrou a mancha.

Em 2022, manchas de petróleo também apareceram no litoral do Ceará. Ao todo, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) já contabiliza 60 praias de 13 municípios com o aparecimento das manchas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui