Aconteceu hoje (7) pela manhã no Farol da Barra, ato realizado em homenagem ao policial Sd. Wesley, após um surto psicótico e morto pela PM da Bahia no último dia 28 de março, no mesmo local onde o policial foi abatido.
Na última quarta-feira (31) em live ao nosso Portal SSA, o Deputado Sd. Prisco (PSC), convocou a tropa e a população para essa manifestação no Farol da Barra em homenagem ao Sd. Wesley que hoje com sua turma completaria 13 anos.
Quase 400 policiais e sindicatos participaram do ato que manifestaram de forma ordeira e maioria fazendo o uso da máscara.
O Deputado Sd. Prisco e o Deputado Capitão Alden, falaram para os apoiadores da manifestação e utilizaram palavras de ordem, criticaram a imprensa e o governo do estado por não cumprirem as regras sanitárias para diminuir a proliferação do coronavírus (COVID-19), além de reivindicar o afastamento de todos os envolvidos no acontecido na Barra. Prisco voltou a afirmar que não vai parar com as manifestações e que elas continuarão durante as próximas semanas.
O próximo ato está marcado para o próximo domingo (11) no Farol da Barra a partir das 9h da manhã.
A Câmara Municipal de Salvador aprovou, na tarde desta quarta-feira (7) os projetos de indicação 02/2021 e 04/2021 de autoria do vereador Claudio Tinoco (Democratas) que prevêem, respectivamente, a criação e implementação de um programa estadual de prevenção a distúrbios pelo governo e de incentivo fiscal às empresas que fomentem o esporte.
O projeto de indicação 02/2021 sugere que o governo estadual crie e execute um programa de prevenção e combate à depressão e suicídio dos policiais civis e militares do estado da Bahia.
Como justificativa, Tinoco destacou que o exercício dos agentes acarreta “elevado risco à vida, saúde e integridade física de seus integrantes” e acaba resultando um elevado índice de depressão e suicídio entre os integrantes da polícia civil e militar.
“É uma importante vitória para os policiais civis e militares do nosso estado. Ainda mais após a morte do policial militar Wesley Soares Góes na noite do dia 28 de março deste ano, ocorrida após um suposto surto e confronto com outros PMs. Espero que o governador acolha nossa sugestão e finalmente implante um programa que olhe para a saúde mental dos nossos agentes de segurança pública”, disse o vereador Claudio Tinoco.
Tiago Costa