Médica baiana realiza atendimento pediátrico gratuito por telemedicina

Drª Larissa Moura

Doutora Larissa Moura divulgou na página do Instagram: @planetamirim_pediatria  atendimento pediátrico via telemedicina, sem custo, para famílias que estão tendo dificuldades no acesso ao pediatra e não tem condições de pagar por uma consulta

Segundo a médica:

“Quem aceitar participar do projeto deve propagar um ato de solidariedade, ajudando o próximo e, dessa forma, de ação em ação, um ajudando o outro, vamos fazer do nosso país um lugar melhor e mais solidário”.

Os interessados que desejam saber mais sobre o projeto, como vai funcionar, como serão as consultas só acessar o instagram “@planetamirim_pediatria” e conferir.

É importante Constatar que:

A telemedicina em meio à corrida contra o coronavírus, nas últimas semanas, foi regulamentada durante o tempo que durar a pandemia.

Até então,  havia acaloradas  discussões da classe médica a respeito dos serviços online. Aos poucos, o que antes era apenas uma hipótese foi reforçado pelo Conselho Federal de Medicina, que reconheceu o uso dos telesserviços de forma excepcional no momento. Logo depois, foi a vez do Ministério da Saúde publicar uma portaria regulamentando o atendimento médico via Internet.

A Câmara disse sim. O Senado também. Agora, foi a vez do presidente sancionar o projeto que autoriza seu uso.

Serviços que a legislação permite que os profissionais de saúde realizem

telediagnósticos, teleconsultas, assistências diversas e monitoramento constante, por exemplo. Haverá, ainda, a possibilidade de teleinterconsultas, nome dado à troca de informações entre médicos.

Vale ressaltar também que todas as especialidades poderão se utilizar da telemedicina para atender — e os procedimentos não se restringem ao coronavírus. De qualquer forma, tudo deverá ser constado em um prontuário, com detalhes como o registro do profissional em questão, data e horário do que foi realizado e o tipo de tecnologia utilizada.

Mas e depois da pandemia?

Como o projeto de lei diz respeito ao período atual, ele não prevê a ampliação do serviço à distância após a pandemia, mesmo com a regulamentação do Conselho Federal de Medicina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui