O ministro da Educação Victor Godoy, anunciou nesta quarta-feira (27) em suas redes sociais que Danilo Dupas vai deixar a presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Na publicação, Godoy diz que a saída de Dupas “ocorreu por motivos pessoais e a pedido” e agradeceu “por todo o trabalho realizado nesse período, que trouxe avanços importantes para a Autarquia”.
De acordo o ministro, Carlos Moreno será o novo presidente do órgão a partir de 1º de agosto.
O Inep é um órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), dentre outros.
Danilo Dupas assumiu a presidência da autarquia em fevereiro de 2021, após a exoneração de Alexandre Lopes, e deixa o Inep a menos de 4 meses da aplicação do Enem 2022, que acontecerá nos dias 13 e 20 de novembro.
Antes de assumir a presidência do órgão, Dupas foi secretário de Regulação e Supervisão do Ensino Superior no MEC, e é graduado em economia, pós-graduado e mestre em administração.