Moradores do bairro da Pituba, em Salvador, denunciam aglomerações constantes nos finais de semana na rua das Rosas, em frente a bares da região. De acordo com moradores, a concentração de pessoas na noite do sábado (28) durou até 4h da manhã deste domingo (29).
A cena já havia acontecido de sexta (27) para sábado. Em contato com o Correio, moradores, que preferiram não se identificar, relatam que a situação ocorre desde que Salvador entrou na fase verde de restrições, em julho. Naquela altura, os bares podiam abrir até 00h30. Desde o último dia 20 deste mês, o horário foi ampliado novamente pela prefeitura, para até 3h.
“Chamamos a prefeitura, ligamos para a polícia, mas a dispersão só aconteceu depois de 4h da manhã, quando uma viatura da PM chegou”, contou uma moradora.
Em imagens enviadas ao Correio, do alto de um prédio vizinho, é possível ver a aglomeração na rua. Também é possível notar que muitas mesas dos bares estão vazias. A Polícia Militar disse, em nota, que a 13ª CIPM, que atende a região, não foi acionada para atender ocorrência no local.
Em imagens que circularam em grupos de condomínios, é possível ver uma viatura passando pela mesma rua, onde se vê muitos jovens aglomerados e sem uso de máscara. No entanto, não é possível precisar se a presença da viatura ocorreu neste sábado.
Ainda na nota, a PM destaca que “atua em toda Bahia como instituição de apoio aos órgãos municipais, levando em consideração que cada cidade tem um decreto municipal e a fiscalização cabe aos órgãos correspondentes”.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (SEDUR), órgão responsável por fiscalizar estabelecimentos comerciais, diz que esteve no local no começo da noite e não encontrou irregularidades nos bares da região. O órgão informou que vai manter a fiscalização na área.
Fonte: Correio