Nesta terça-feira (11), às 14h, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) promove uma coletiva de imprensa, em Brasília (DF), para anunciar a 26º Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária. A coletiva terá a presença de João Paulo Rodrigues e Ceres Hadich, ambos da direção nacional do MST.
A Jornada de Lutas em Defesa da Reforma Agrária acontece desde 1997, e este ano marca os 27 anos de impunidade do Massacre de Eldorado dos Carajás.
Em memória e justiça pela ação violenta da Polícia Militar do Pará, em 17 de abril de 1996, de repressão a uma marcha de Sem Terra, que assassinou 21 trabalhadores rurais e deixou outras 69 pessoas mutiladas.
Este ano, a Jornada tem como lema:
Contra a fome e a escravidão: por terra, democracia e meio ambiente”.
As mobilizações marcam a luta pela Reforma Agrária Popular, com diversas atividades, como atos políticos, ações de solidariedade, celebrações inter-religiosas, manifestações de massa, marchas e ocupações de terra.
Com atividades previstas ao longo do mês de abril, às ações denunciam a concentração fundiária, os latifúndios improdutivos e as áreas do agronegócio que cometem crimes trabalhistas e ambientais, descumprindo a função social da terra.