Vereador retira proposta de mudança de nome das dunas do Abaeté, em Salvador

Dunas do Abaeté

Decisão foi tomada durante a 2ª Sessão Ordinária, na Câmara Vereadores de Salvador, na tarde desta terça-feira (15).

O vereador Isnard Araújo (PL), 2º vice-presidente da Câmara, retirou o projeto de lei que propõe a mudança do nome de uma das dunas da Lagoa do Abaeté para “Monte Santos Deus Proverá”. A decisão foi tomada durante a 2ª Sessão Ordinária, na Câmara Vereadores de Salvador, na tarde desta terça-feira (15).

Segundo a Câmara de Vereadores, a decisão foi tomada após Mãe Jacira de Iansã fazer uso da Tribuna Popular e defender o local cultuado pelo povo de matriz africana. A sessão foi conduzida pelo presidente da Casa, Geraldo Júnior (MDB).

Uma ampla defesa do povo de santo e do Abaeté marcou a fala de Mãe Jacira de Iansã, que ocupou a Tribuna Popular da Câmara para pedir a retirada do projeto. Ela considerou a matéria “um absurdo, uma perversidade com o povo de matriz africana”.

O projeto estava desde dezembro de 2021 na Comissão de Constituição e Justiça e Redação Final da Câmara de Salvador. No dia 10 de fevereiro, um grupo fez um protesto nas dunas de Itapuã, ao lado da avenida Dorival Caymmi, contrário a mudança.

A proposta dizia que o parque do Abaeté é um local frequentado por evangélicos e grupos neopentecostais e que a mudança seria uma forma de “homenagear cada pessoa que professa sua fé e realiza seus cultos no local”.

Sobre a projeto de mudança do nome do local, a prefeitura de Salvador chegou a divulgar nota, onde afirmava que a denominação Monte Santo foi adotada provisoriamente para identificar o local, mas destacou que essa não é a nomenclatura oficial do ponto e afirmou que não pretendia fazer a mudança de nome.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui