Novo CMEI de Dom Avelar está pronto. Vereador Anderson Ninho relembra o desafio para a realização desse sonho

A reconstrução do novo Centro  de Educação Municipal Infantil Anival Razoni (CMEI), no bairro de Dom Avelar, representa um importante avanço na educação pública de Salvador. A estrutura física do equipamento é semelhante ao das melhores escolas em funcionamento da cidade.

Este projeto, desenvolvido para atender a demanda por infraestrutura educacional de qualidade, seguiu um engenhoso processo político. O vereador Anderson Ninho, autor do projeto, diz que tem muitas obras na região de Pau da Lima relevantes indicadas por ele como a implementação da avenida Jaime Figura ( via que liga Av. Gal Costa ao bairro de Pau da Lima) e o saneamento geral da baixa Santa Rita e Paracaína, mas que, até o momento, a demolição do CMEI com apenas 4 salas para a reconstrução de um outro novo, no mesmo local, foi o seu primeiro projeto apresentado e principal feito.

Vamos relembrar o passo a passo do surgimento do projeto até o CMEI ficar pronto:

2016 – O início – consideramos essa data porque na entrevista com o vereador ele pontua que esta é uma ideia antiga, mas nas eleições de 2016, com a expectativa da vitória, percebeu que o sonho um dia poderia se realizar. Naquele ano, Anderson ninho “bateu na trave”, ou seja, teve uma expressiva votação, entretanto não foi eleito;

2021 – Anderson Ninho eleito vereador de Salvador em 2020, logo no início do primeiro mandato, Ninho apresenta na Câmara Municipal de Salvador (CMS), o seu primeiro projeto que foi justamente a indicação para a construção de um novo CMEI no bairro de Dom Avelar;

2021 – ainda em 2021 – o projeto foi aprovada por unanimidade na CMS . O sonho começava a se tornar realidade;

2022 – foi um momento crucial para a definição da construção do equipamento, pois problemas poderiam inviabilizar. O primeiro, havia um outro projeto de um edil   solicitando apenas uma reforma no local.  O segundo, não estava previsto no  cronograma orçamentário da prefeitura. A prefeitura construiu dezenas de escolas modernas, mas o CMEI Anival Razoni não estava previsto. Nesse contexto, percebeu-se mais uma vez a força da atuação do vereador morador do bairro. Ele não só conseguiu impedir a reforma, como também conseguiu que o houvesse a inserção nos planos municipal de educação a construção do equipamento;

2023 – no final desse ano, em um dia marcando por muita emoção do vereador e seus vizinhos, a Prefeitura atende a indicação de Anderson Ninho e começa a demolição da escola em Dom Avelar com capacidade para mais de mil alunos.

No discurso do parlamentar na época ele disse que:  “Quando eu entrei aqui nessa escola, passou um filme na minha cabeça. Essa escola tem 39 anos, eu tinha 4 anos de idade quando ela começou a funcionar”, “Era um sonho, que graças a deus, se tornou realidade. O que eu quero para as minhas filhas, eu vou ter agora para esses meninos, para meus vizinhos e filhos dos meus amigos. Quando eu vi o projeto, chorei. Me emocionei. Porque são 18 salas.”, finalizou o vereador.

2024 – ano de realização de grande parte da obra. “Ver cada coluna ser levantada, cada metro quadrado pronto foi como vivenciar o nascimento e o crescimento de um filho. Estive dezenas de vezes na obra para fiscalizar o andamento, disse o Anderson Anderson Ninho.

2025 – Está pronto – o CMEI saiu do sonho, passou para o papel e agora está pronto. É um prédio imponente com 18 salas modernas, quadra poliesportiva coberta, centenas de crianças estudando e como já foi dito: não deve em nada para nenhuma escola particular da cidade.

Se formos sintetizar em uma expressão o olhar do vereador, ao fim da entrevista que fizemos para conhecer os detalhes para viabilização do projeto, esse seria:  SONHO REALIZADO.

Autor do texto: Rômulo Quirino

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui