Marcos Diogo
Não há nenhuma evidência, até o momento, afirmando que o Coronavírus seja transmitido pelos alimentos. O que já sabemos é que o vírus é transmitido de pessoa a pessoa através do contato com um indivíduo infectado, ou por meio de superfícies e objetos que contenha amostras do vírus, o que nos chama atenção para reforçar a necessidade com a higiene pessoal: lavagem das mãos; desinfecção dos produtos adquiridos nos supermercados e feiras livre (borrifar álcool 70%); lavagem de frutas e legumes antes de consumi-los, dentre outras medidas de segurança alimentar.
Além disso, sabemos também que ainda não há alimento, medicamento ou suplemento alimentar capaz de prevenir o contágio do novo coronavírus. O que nutricionistas e especialistas da área sugerem é: atenção a higiene corporal e ambiental, limitação do contato social e dedicação a uma alimentação saudável, afim de reforçar as defesas do nosso organismo através do sistema imunológico.
Sendo assim, hábitos alimentares saudáveis, como: consumo regular de frutas e legumes, ingestão adequada de água, diminuição no consumo de alimentos industrializados, por exemplo, refrigerantes, são importantes no combate ao Covid-19.
As vitaminas presentes nas frutas e hortaliças fornecem substâncias essenciais ao bom funcionamento do nosso corpo. Frutas como a laranja ou o caju ( vitamina – C) que ingerimos por preço muito baixo auxilia bem nesse processo. Elas também fornecem fibras para o nosso intestino, ajudando as boas bactérias da nossa flora intestinal contribuírem na defesa do sistema imunológico.
Uma hidratação adequada também é uma das aliadas contra as infecções virais. Tais viroses podem provocar perda de apetite, vômitos e diarréia favorecendo um quadro de desidratação.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo diário de 35ml de água por kg de peso corporal, ou seja, um indivíduo que pesa 70kg deve ingerir diariamente 2.450ml de água (35 x 70), ou 12 copos de 200ml.
Alimentos que também podemos ressaltar são as carnes e o feijões. Ricos em ferro, têm a “nobre missão” de fornecer micronutrientes significativos para a nossa imunologia.
Uma forma inteligente de aumentar a absorção desse mineral é sempre consumir associado a eles uma fonte de vitamina C. Já as carnes (proteínas) trazem para o nosso organismo, os aminoácidos, que desenvolvem um papel importante na formação dos nossos músculos e na regulação de anticorpos do nosso organismo.
Outros consumos alimentares importantes são os dos chamados alimentos alaranjados, como a cenoura, a abobora, o mamão e a manga. Esses alimentos têm em comum o fornecimento de um pigmento denominado Betacaroteno, que presente no nosso organismo se transforma em vitamina A nutriente importante na proteção de nossa visão e também no mecanismo da fagocitose, que é um processo que auxilia no combate a vírus, bactérias e outros invasores.
Por fim, chamo atenção para o alerta que o Guia Alimentar, uma publicação do Ministério da Saúde nos traz. Ele diz que: “ há muitas informações sobre alimentação e saúde, mas poucas são de fontes confiáveis” (MS, 2014). Portanto, seja critico, questione o obvio, existem diversos mitos e “Fake News” sobre a alimentação. Avalie as informações que chegam até você e recomende às pessoas próximas que façam o mesmo. Uma boa alimentação e boas informações salvam vidas.
Edição: Marcos Diogo – Nutricionista (CRN5- 8736). Contato: [email protected]
Já faz jus a uma coluna
Obrigado pela sugestão.
Achei o artigo bem didático. Parabéns ao site.
Matéria muito bacana, poderia ter mais
Parabéns, matérias interessantes e relevantes.
Muito bom. Nos ajuda a entender que é preciso reforçar as defesas do nosso organismo.
Gostaria de saber mais sobre hábitos alimentares para combater o Corona, e por isso, uma coluna fixa sua no site, seria muito bem-vinda. Parabéns
Parabéns ao nutricionista Marcos Diogo. Sabe muito . Parabéns ao ssa por trazer grandes nomes. Sucesso aos dois.