O sistema de Trens do Subúrbio de Salvador deixará de operar a partir de 15 de fevereiro, para dar início a nova etapa das obras do Veículo Leve de Transporte (VLT).

O VLT terá capacidade para transportar cerca de 170 mil usuários por dia. | Foto: Divulgação / Secretaria de comunicação Social da Bahia

Atualmente, o Trem do Subúrbio conta com 10 estações e liga o bairro da Calçada a Paripe. Para que a população continue se deslocando na região, o transporte será feito por ônibus que estão integrados ao sistema metroviário.

Segundo o governo do estado, as obras de implantação do VLT estão previstas para serem concluídas no prazo de 24 meses. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Nelson Pelegrino, foi feito um estudo para diminuir o impacto da mudança na rotina dos moradores da região.

“Foi feita uma avaliação e pesquisa de origem e destino dos usuários de transporte público naquela região, e sabemos como eles se deslocam. Os passageiros serão orientados sobre as linhas de ônibus que estão servindo aquela região do subúrbio e que podem ser utilizadas em substituição ao trem”.

Ainda de acordo com o secretário, os veículos estão integrados ao sistema de ônibus urbanos e metropolitanos, além do metrô. Ele explica que ao pagar uma única tarifa os usuários poderão pegar dois ônibus e o metrô.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

“Hoje o trem tem uma tarifa simbólica de R$ 0,50, que não corresponde ao deslocamento da cidade. Esses usuários poderão pagar R$ 4,20 numa tarifa integrada. Deixando claro que essa tarifa atual do trem só permite o deslocamento entre Paripe e a Calçada e, caso o passageiro necessite ir até o Comércio ou outras regiões centrais da cidade, o usuário paga mais R$ 4,20, ou seja, R$ 4,70″.

A paralisação do trem neste momento irá viabilizar que a via seja isolada, seccionada, colocados tapumes e se inicie a retirada da parte aérea de eletrificação da ferrovia. Logo após será iniciada a prova de carga da via, considerada etapa fundamental para que no futuro sejam fincadas as estacas, depois os pilares e por fim a via por onde irá circular o VLT.

De forma quase simultânea, também serão construídas as estações do VLT. Já os vagões estão sendo construídos na China e a previsão é de que o primeiro deles seja embarcado no país asiático com destino a Bahia já no mês de abril deste ano.

Linhas alternativas ao trem

Após a avalição das linhas do Sistema Integrado de Transporte Coletivo que atendem a região do Subúrbio Ferroviário com percurso coincidente, integral ou parcialmente, ao trajeto realizado pelo trem foram definidas as linhas abaixo como principais alternativas:

  • 1614 – Itaigara X Mirantes de Periperi Via Brotas;
  • 1607 – Barra X Paripe Cocisa;
  • 1550 – Vista Alegre/Alto de Coutos/Estação Pirajá;
  • 1633 – Ondina X Mirantes de Periperi;
  • 1606-01 – Base Naval Barroquinha;
  • 1606-00 – Paripe X Barroquinha;
  • 1651 – Lapa X Base Naval Via Estrada Velha;
  • 1637 – Mirantes de Periperi – Imbuí/Boca do Rio;
  • 0706-00 – Nordeste – Joanes / Lobato;
  • 1642 – Lapa X Boa v. Lobato;
  • 1615 – Lapa X Plataforma;
  • 1568 – Barra X Faz. Coutos/vista Alegre;
  • L111 – Baixa Do Fiscal / Lobato – Brasilgás.
  • 1567 – Vista Alegre – Barra
  • 1608 – Paripe X Ribeira
  • 1635 – Joanes X Lobato X Rodoviária

VLT em Salvador

A Fase 1 das obras do VLT compreendem 19,2 km, com 21 estações e vai ligar o bairro do Comércio, na cidade baixa da capital, até a Ilha de São João, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Na fase 2, que liga a região de São Joaquim até o Acesso Norte (integração com o metrô) estão previstas mais 5 estações.

Fonte: G1

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