Novo sistema usado na obra do metrô chama atenção de motoristas na BR-324

Construção usa “balanços sucessivos” para avançar com as obras, mas sem causar transtornos ao tráfego.

Uma obra de expansão do metrô de Salvador tem chamado a atenção dos motoristas que passam pela BR-324, uma das rodovias mais movimentadas da região metropolitana da capital. A construção de dois grandes viadutos que passam por cima da pista usa um sistema inovador chamado “balanços sucessivos”, que busca avançar com as obras, mas sem causar transtornos ao tráfego.

O método escolhido para a construção do Metrô Tramo III é uma concretagem in loco feita para construir pontes e viadutos. O sistema é utilizado quando existem obstáculos que inviabilizam de alguma maneira a execução de escoramentos apoiados. Na BR-324, os viadutos do transporte passarão sobre a rodovia, sendo necessário ainda transpor vias de tráfego intenso. O projeto do Governo do Estado é executado pelo Consórcio Metrô Tramo III, formado pelas empresas Camargo Corrêa Infra, EPC e TSEA.

A passagem elevada passa por cima das duas pistas da BR-324 e é composta por quatro bases de apoio que dão sustentação à estrutura. São dois vãos, sendo o primeiro com 130 metros de extensão e outro com 90 metros. Guedes detalha que, por ser uma estrutura de grandes dimensões e complexa em sua execução, o trânsito da rodovia teria de ser interrompido total ou parcialmente para a montagem das estruturas. “Mas, com o método utilizado e os sistemas robustos de proteção para evitar quedas de materiais, os riscos são eliminados, possibilitando o avanço adequado das obras”, afirma o gerente da Camargo Corrêa Infra, Juan Guedes, responsável pela obra. 

Além disso, foram construídas usinas para a fabricação de treliças e placas de concreto que são utilizadas na obra e um guindaste de 54 metros, que também chama muito a atenção de quem passa pela BR-324. Guedes explica ainda que a passagem de veículos é intensa na rodovia, principalmente durante o verão, por isso que a segurança dos colaboradores e usuários da rodovia precisa ser a primeira preocupação. “Conseguimos avançar sem impactar negativamente o entorno da obra, principalmente a rodovia”, finaliza o responsável pelas obras”, diz.

Vale ressaltar que as obras possuem um criterioso plano de resgate em caso de acidentes e o local é totalmente sinalizado e indica os limites de velocidade e altura. À noite, a iluminação é farta, evitando situações de risco.

“A obra oferece a estrutura de segurança necessária para que o tráfego seja mantido sem problemas. Com os motoristas atentos aos limites, principalmente de velocidade, temos a garantia de que todos chegarão bem ao seu destino”, destaca a engenheira de segurança do trabalho do Consórcio, Ivania Nascimento. 

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