Um estudo realizado por cinco agências da ONU revelou que mais de oito milhões de brasileiros passaram fome no Brasil entre 2021 e 2023. Os dados também apontam que, no mesmo período, o número de brasileiros em insegurança alimentar foi de quase 40 milhões, sendo que mais de 14 milhões estavam em estado severo. Os dados foram revelados nesta quarta-feira (24) na edição anual do relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo”.
O estudo é o principal da Organização das Nações Unidas (ONU) para Alimentação e Agricultura (FAO) e agências parceiras, e neste ano, a divulgação oficial ocorreu no Rio de Janeiro, como parte do lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, principal projeto brasileiro no G20.
Em relação à edição anterior, com dados dos anos de 2020-22, o Brasil registrou avanços. O número de brasileiros em estado de desnutrição era de 10,1 milhões. Já em insegurança alimentar, era de 70,3 milhões, que ainda está acima do período entre 2014 e 2016.
Considerando uma perspectiva global, o estudo da FAO revela que a fome permaneceu praticamente no mesmo nível durante os três últimos anos, depois de um pico na pandemia.