Na manhã desta terça-feira (21), dezoito pessoas foram presas e uma foi baleada nos estados da Bahia, Alagoas e Pernambuco durante uma operação da Polícia Federal (PF), que visa investigar policiais militares da Bahia e Pernambuco, lojistas e CACs suspeitos de participarem de uma organização especializada em vender munições e armas ilegais para facções criminosas.
Para realização da operação, foram determinados o cumprimento de 20 mandados de prisão e 33 de busca a apreensão.
A pessoa baleada foi identificada como Diego do Carmo dos Santos. O confronto ocorreu no bairro São Gonçalo do Retiro, em Salvador.
As investigações apontaram que Diego do Carmo solicitou 16 encomendas aos investigados. A primeira delas aconteceu em 14 de fevereiro de 2022 e a última, em 6 de junho de 2023, ou seja, um período de cerca de 16 meses.
Na operação da PF desta terça, foram apreendidas ao menos 20 armas de fogo (a maioria pistolas 9 mm) e milhares de munições, de todos os tipos, incluindo de fuzil.
Em uma casa em Salvador, a força tarefa encontrou mais de 400 munições de fuzil. O dono do arsenal ilegal foi preso agora em Petrolina.
Conforme fontes da força tarefa da PF, também foram apreendidos dezenas de celulares e computadores. O material vai passar por perícia, para permitir identificar mais suspeitos de integrar o esquema criminoso de desvio de armas para facções criminosas.