A ‘Operação São João’ contra o mosquito Aedes aegypti desembarca entre os dias 20 e 23 de junho nas principais estações de transbordo de Salvador, locais de grande circulação de passageiros nesse período de pré-feriado. Os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vinculado à Secretaria Municipal de Salvador, vão aplicar inseticida contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikugunya.
O cronograma da mobilização especial já contemplou inspeções e tratamentos focais em pontos turísticos e espaços de festas como Pelourinho e Parque de Exposições, locais que vão receber eventos de grande porte para o “arrasta pé”.
As ações de intensificação seguem até dia 08 de julho com movimentações contra o mosquito, passando pela festa de São Pedro, no dia 29 de junho, e o feriado de Independência da Bahia, 02 de julho. “Nos preocupamos em preparar uma logística para evitar a proliferação do Aedes na cidade nesse período de fluxo alto de turistas que curtem as festas juninas. Esse trabalho preventivo do órgão se torna mais eficaz se a população também colaborar em não acumular materiais inservíveis e água em vasos. Tudo isso, com certeza, evita o crescimento de atendimentos de dengue, zika e chikugunya nas unidades de saúde”, explica Cristina Guimarães, subgerente de arboviroses do CCZ.
As atividades diárias seguem o cronograma normal de segunda à sexta-feira, no turno matutino, em caso de denúncias de focos ou acumulados, o cidadão pode entrar em contato pelo Fala Salvador (156) para acionar uma equipe do CCZ.