
A BYD anunciou nesta última quinta-feira (21), a criação de 10 mil vagas de emprego na Bahia, entre ocupações diretas e indiretas. A montadora chinesa de carros eletrificados investirá R$ 3 bilhões em três fábricas localizadas em Camaçari, na região metropolitana de Salvador.
“Vamos começar em breve os processos de seleção e qualificação. Vamos construir nosso sonho de transformar a região Nordeste em um centro de inovação, não só para o Brasil, mas para toda a América Latina. Nós também vamos oferecer bolsas de estudo para que estudantes possam ir à China adquirir aprendizado e aplicar na sua realidade”, destaca Stella Li, vice-presidente executiva global e CEO da BYD Américas.
A BYD já começou a fazer contratações pontuais para algumas vagas e, em breve, vai começar os processos seletivos para as futuras vagas que serão criadas gradativamente até que a fábrica entre operação e alcance a capacidade máxima.
Ainda conforme a empresa, serão investidos R$3 bilhões de reais no complexo de Camaçari, possibilitando a retomada da produção industrial automotiva no estado com a fabricação de carros. As obras de instalação iniciam em fevereiro de 2024. Os primeiros carros devem ficar prontos já no final do ano que vem.
Ainda segundo a companhia, a prioridade é valorizar a mão de obra local, através da capacitação e integração entre os trabalhadores brasileiros e chineses. Também será criado um grupo de fornecedores locais para atender aos mais diversos tipos de demanda da indústria.