Nesta quarta-feira (9), em entrevista coletiva, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) falou sobre o pagamento da segunda parcela dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) destinada aos professores. Na ocasião, o chefe estadual garantiu que a remuneração dos docentes serão pagas integralmente e prometeu novidades aos aposentados.
“Vamos enviar à Assembleia Legislativa [da Bahia] um projeto. Nós vamos pagar aos professores que têm direito”, comentou. “Vai ter uma novidade para os aposentados, nós vamos apresentar dentro do projeto de lei, vamos dar uma gratificação a [eles]. Nós estamos conversando com APLB [Sindicato dos professores] e com a Assembleia, para ver se a gente afina o projeto”, finalizou Jerônimo, depois do ato de entrega das 78 viaturas para unidades da Polícia Militar, que foi realizado no Farol da Barra.
O governador que também é professor, assegurou que o projeto será encaminhado à Alba ainda neste fim de semana e espera que os parlamentares votem a medida no início da próxima.
Os professores estaduais estão realizando manifestações na Assembleia Legislativa da Bahia para cobrar dos precatórios com a correção de juros e mora conforme previsto na Emenda Constitucional 114 e artigo 2° da Lei 14.485/22. Os protestos foram realizados na última segunda (7) e terça-feira (8) na entrada da Casa Legislativa e na Comissão de Educação.