O antigo Rodin Bahia, Palacete das Artes, receberá um novo nome. O espaço de cultura, localizado na Rua da Graça, em Salvador, irá se chamar MAC – Museu de Arte Contemporânea. A informação foi divulgada por Ronaldo Jacobina, colunista do jornal Correio.
O prédio possuía o nome de Rodin, pois foi inaugurado em 2006 para abrigar as obras do escultor francês Auguste Rodin. A mudança da denominação acontece juntamente com as obras de readequação, que ocorrem desde o último domingo (28), com finalização prevista para julho.
O espaço vai transferir as quatro esculturas de bronze históricas, que decoram o jardim, para o Museu de Arte da Bahia (MAB), localizado Corredor da Vitória. Segundo Daniel Rangel, diretor do MAC, a ideia é concentrar nos dois prédios as 200 obras de arte contemporânea que atualmente estão no acervo do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) que, por sua vez, passará a focar na atuação dos artistas modernistas da Bahia. A maior parte destas obras que irão ser transferidas para o novo MAC, foram adquiridas entre os anos de 1990 e 2019 pelo MAM.
O antigo Palacete das Artes irá reabrir com uma exposição do artista Ayrson Heráclito intitulada “Pade”. A mostra de Ayrson Heráclito premiado na Bienal de Veneza traz uma retrospectiva do trabalho, ainda inédito para os baianos, produzido nos últimos 20 anos.