Parceria entre Prefeitura e ONG Humana Brasil viabiliza instalação de mais 20 novos pontos de coleta de roupas

Foto: Bruno Concha/ Secom PMS

Em celebração ao Dia Mundial do Second Hand, data que reforçou, na segunda-feira (25), a importância da reutilização de roupas, calçados e acessórios como prática de consumo consciente, a Prefeitura de Salvador realizou mais uma ação que promove a capital baiana no cenário nacional por sua política pública em prol da sustentabilidade e da economia circular. A gestão municipal, em parceria com a organização Humana Brasil, instalou novos 20 contêineres do Projeto Repense Reuse, localizados em áreas ao ar livre espalhadas pela cidade.

Dos 150 coletores implantados no município, desde 2021, 45 estão em praças e parques, sendo administrados pela Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis). Para Walter Pinto Júnior, subsecretário da Secis, a ação mostra a importância do reuso como ferramenta de transformação ambiental e social.

“É um projeto que está dentro da lógica da economia circular, ou seja, estimula as pessoas a fazerem a doação dessas roupas usadas. Atualmente, o resíduo têxtil é o mais poluidor do nosso ecossistema, então, na medida em que a gente recepciona esses resíduos, a gente está dando uma melhor destinação para eles e cuidando do nosso meio ambiente”, pontuou.

Segundo o gestor, a instalação foi realizada em um momento bastante oportuno. “Aproveitamos o 25 de agosto, data em que o mundo todo lembra do consumo consciente, para ampliar essa iniciativa que convida os soteropolitanos a se conscientizarem”, frisou.

Resultados – Graças a essa iniciativa, lançada há quatro anos, 42 mil kg de têxteis pós-consumo foram evitados de ir para lixões ou aterros através dos pontos públicos da Secis em Salvador, resultado direto do redirecionamento de resíduos têxteis para reutilização, em vez de descarte em aterros. Além da redução da poluição, a iniciativa economiza recursos naturais como água e energia, e contribui diretamente com projetos sociais em Salvador.

Responsável por acompanhar a implementação dos contêineres em Salvador, a executiva da Humana Brasil, Cláudia Andrade, explica como funciona o Projeto Repense Reuse. “É a primeira iniciativa do tipo no Brasil e segue modelos sustentáveis, já consolidados na Europa, América do Norte e África. A cada 50 kg de roupas doadas, evita-se o uso de 300 mil litros de água, 15 kg de inseticidas e 30 kg de fertilizantes, além da emissão de 180 kg de CO2”, detalha.

Segundo ela, o apoio entre a ONG e a Prefeitura de Salvador é fundamental para a ampliação da política pública limpa e sustentável. “A Prefeitura é nossa apoiadora desde o lançamento da iniciativa há quatro anos. Essa parceria é fundamental porque solidifica mais o projeto. Agora, temos mais contêineres em praças públicas e parques, tornando-os mais acessíveis à população. Nosso objetivo é trabalhar a coleta do têxtil pós-consumo. É mostrar à população sobre a necessidade de descartar de forma consciente, e todo esse incentivo fomenta a economia circular no município de Salvador”, concluiu a executiva.

Projetos comunitários – O projeto também inclui ações de capacitação profissional, promovendo oficinas de costura e confecção de acessórios para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Esse componente educacional fortalece a inclusão social e estimula o empreendedorismo. As peças doadas passam por um processo de triagem e são direcionadas às lojas Humana, localizadas em Itapuã e Piedade, onde são vendidas com preços acessíveis, a partir de R$ 3, incentivando o consumo consciente. Os recursos gerados financiam hoje seis projetos comunitários em Salvador.

Novos pontos públicos para doações:

Ondina – Av. Milton Santos, 392 – Ondina

R. Prof. Sabino Silva, 942 – Jardim Apipema

Praça Oscar Hilario – Av. Centenário – Chame-Chame

R. Manuel Dias de Morais, 22 – Ondina

L. da Graça – Graça

Praça Vale dos Rios, Stiep

Praça Gustavo Fernandes – Patamares

Praça de Stella Maris – Alameda Praia de Guarapari

Praça Segredos de Itapuã – Rua Dias Gomes com a rua Guaraçaima – Piatã

Praça Jair Leite – STIEP

Praça Nilo Sampaio Magalhães – Jardim Armação

Santo Antônio Além do Carmo – Largo do Santo Antônio

Largo do Papagaio – Ribeira

Rua do Pilar – Comércio

Ogunjá – R. Urbino de Águiar, 401- Acupe de Brotas

Praça Caramuru, 2 – Rio Vermelho

Praça Nossa Senhora Aparecida, Rua Cristiano Buys – Cabula

Praça Fernando Almeida da Rocha (Fernandão) – Vila Laura

Rua Farol de Itapuã – Itapuã

Praça Doutor Sosthenes Tavares de Macêdo – Caminho das Árvores

Texto: Letícia Silva e Camila Vieira/ Secom PMS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui