Parcerias voltadas ao enfrentamento à violência infanto-juvenil e à prevenção da gravidez precoce são formalizadas em Salvador

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Cristiane Britto, e representantes da Prefeitura Municipal de Salvador assinaram dois protocolos de intenções e um acordo de cooperação na sexta-feira (21).

Dois protocolos de intenções e um acordo de cooperação técnica (ACT) foram assinados pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e a Prefeitura Municipal de Salvador (BA), nesta sexta-feira (21). As parcerias são referentes à campanha e ao Plano Nacional de Prevenção Primária do Risco Sexual Precoce e Gravidez na Adolescência (PLANEVCA), à metodologia Famílias Fortes e ao desenvolvimento dos Centros de Atendimento Integrado para Crianças e Adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

Presente na solenidade realizada na capital baiana, a titular do MMFDH, Cristiane Britto, ressaltou que a proteção de crianças e adolescentes é prioridade nesta gestão. Ainda durante o evento, a ministra enfatizou que o PLANEVCA é dividido em cinco dimensões estratégicas – abuso e exploração sexual e violências física, psicológica e institucional.

“Dentro deste Plano está a metodologia de implantação e desenvolvimento dos Centros de Atendimento Integrado para Crianças e Adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. Serão as Casas da Criança e do Adolescente – um equipamento público que servirá para acolhimento, escuta especializada e prevenção à revitimização de nossas crianças”, disse Britto.

De acordo com a ministra, as ações têm um grande impacto. “Isso significa que nossos pequenos não precisam ter que falar sobre uma violência sofrida mais de uma vez para diversos profissionais – seja do direito, da psicologia ou da assistência social”, completou.

Vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos deu destaque à importância da parceria entre os órgãos. “Nós estamos preocupados com as crianças sendo cooptadas pelas mais diversas formas de violência. Lembro a todos que gestão pública é decisão. É encontrar o caminho para que crianças, adolescentes e a população em geral tenham uma vida melhor. É alocar os recursos públicos corretamente, é capacitar os gestores”, observou.

Famílias Fortes

Assinado pelo MMFDH e pela Prefeitura da capital baiana, o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) formalizado é referente à implantação da metodologia denominada Famílias Fortes. O programa consiste no fortalecimento dos vínculos familiares e no desenvolvimento de habilidades sociais, de forma a promover o bem-estar dos integrantes das famílias com crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, a ser executado pela Fundação Cidade Mãe, no município de Salvador/BA.

Empreendedorismo feminino

Ainda na capital baiana, a ministra participou de talk show sobre o “Programa CAIXA Pra Elas – Empreendedoras”. A ação tem o objetivo de estimular a autonomia das mulheres por meio da disseminação de conteúdos voltados à educação financeira, ao empreendedorismo e à formalização das microempreendedoras individuais. No âmbito da iniciativa, a CAIXA oferece condições para a emancipação por meio dos produtos, serviços e linhas de crédito do Banco.

“Essa é uma combinação que é a porta de saída para a mulher em situação de violência. A proposta é levar autonomia financeira e apresentar um mundo de oportunidades. Estamos aqui hoje celebrando essa parceria que tem um enorme poder transformador”, celebrou a ministra. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui