Salvador/BA. A Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar do Estado da Bahia, deflagrou, nesta terça-feira (4/4), a segunda fase da operação Terra Protegida, saindo às ruas para cumprimento de quatro mandados judiciais.
A operação visa combater organização criminosa com atuação em furto qualificado contra instituições financeiras com utilização de explosivos. Em setembro de 2022, integrantes de organização criminosa tentaram furtar agência da Caixa Econômica Federal com a utilização de explosivos, na cidade de Terra Nova/BA, porém, foram impedidos por equipes da Polícia Federal e da Polícia Militar.
Em continuidade às investigações, foram identificados outros integrantes que também participaram do ataque criminoso. Diante das qualificações dos assaltantes e provas colhidas no inquérito policial, foi representado pela prisão e busca apreensão desses outros indivíduos. Sendo, então, cumpridos nesta segunda fase, dois mandados de prisão e dois mandados de busca e apreensão.
Os investigados respondem pelos crimes de furto qualificado com emprego de explosivo, com pena de até 10 anos de reclusão, e por integrar pessoalmente organização criminosa, com pena de até 8 anos de reclusão. As penas somadas podem alcançar 18 anos de reclusão.