Policiais Federais foram às ruas de duas cidades baianas na manhã desta terça-feira (30) durante a Operação Velho Ouro, que combate uma associação criminosa especializada na extração ilegal de ouro e usurpação de bens da União. De acordo com a Polícia Federal, mais de 70 agentes estão cumprindo mandados de busca e apreensão em Cansanção e Monte Santo.
A PF afirma que um grupo de garimpeiros utiliza explosivos e substâncias altamente tóxicas para extrair ouro nos garimpos ilegais localizados nas zonas rurais dos dois municípios.
“Segundo se apurou, os garimpeiros compram, arrendam ou simplesmente invadem a terra onde foi descoberto indício de ouro e passam a extrair ilegalmente o minério, fazendo acordos entre si, permitindo a atividade de extração na ‘sua terra’ mediante o pagamento de ‘royalties’, ou contratam garimpeiros para trabalharem mediante pagamento de ‘diárias’”, disse o órgão em nota.
Os mandados judiciais foram expedidos pela Justiça Federal de Campo Formoso que também determinou a destruição dos instrumentos e equipamentos utilizados no garimpo ilegal. Os suspeitos podem pegar penas de até 24 anos de reclusão.
Com informações do site BNews