O governo federal vai pagar, ao longo dos próximos três meses, o abono salarial do PIS/Pasep a milhões de brasileiros nascidos entre janeiro e junho ou com final de inscrição entre 5 e 9.
O benefício, concedido a trabalhadores de baixa renda — que recebem até dois salários mínimos —, foi pago, até então, a nascidos entre julho e dezembro e aos que têm final de inscrição entre 0 e 4.
O dinheiro tem sido liberado a cada mês, de acordo com a data de nascimento do trabalhador (no caso do PIS) ou conforme o número final da inscrição (Pasep).
Por sua vez, nascidos em janeiro e fevereiro recebem o abono salarial do PIS no próximo dia 19 de janeiro. O Pasep é pago nessa mesma data a servidores que têm o final da inscrição igual a 5.
Direito
Para ter direito ao abono salarial, é necessário ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2019, com remuneração média de até dois salários mínimos.
O trabalhador deve estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Para os trabalhadores que tiverem os dados declarados na Rais 2019 fora do prazo e entregues até 30 de setembro de do ano passado, o pagamento do benefício está disponível desde 4 de novembro de 2020.
veja tabela:
Fonte: Metrópoles