A Polícia Militar da Bahia realizou, na tarde desta última terça-feira (31) na sede da 40ª CIPM, a solenidade de encerramento do primeiro Curso de Enfrentamento em Áreas Conflagradas (Cearc), uma iniciativa pioneira da corporação.
A cerimônia, que foi presidida pelo coronel Paulo Coutinho, comandante geral da PM, reuniu os 25 policiais militares baianos formandos, amigos e familiares, além de representantes dos diversos escalões da corporação.
Com uma carga horária total de 212 horas-aula distribuídas em 45 dias de disciplinas teóricas e práticas, o Cearc visa capacitar policiais militares a discutir o tema da criminalidade organizada e atuar sobre localidades em que a polícia se depara com integrantes de grupos criminosos e ocorrências de alta complexidade.
O curso, que é coordenado pelo comando da 40ª CIPM com a supervisão do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) da PM, iniciou-se no dia 11 de setembro. “A primeira edição do Cearc permitiu a essa turma de multiplicadores entender e discutir a dinâmica da atuação em ocorrências de maior complexidade e risco”, informou a major Cidreira, comandante da unidade e coordenadora do curso.
Entre os formandos estão policiais militares de unidades convencionais e táticas da PM de Salvador e da região leste da Bahia. “Foi uma experiência ímpar, o CEARC trouxe para todos nós muito conhecimento válido em nossa atividade. Eu saio um novo policial.”, revelou o soldado Luciano Cerqueira, da 31ª CIPM.