Foi realizado no dia 25 de maio , sob a coordenação do Sgt PM da Reserva Remunerada (RR) Silvio, a primeira reunião em Salvador para dar início às atividades da DIRETORIA DE VETERANOS E PENSIONISTAS do Instituto de Direitos Humanos dos Policiais e Bombeiros.
Segundo o presidente da entidade, Cabo Luciano Lima, o instituto foi criado para ser uma “ferramenta” independente e que visa o acesso democrático aos poderes legislativos, executivo e judiciário do Estado. Nesse sentido, espera-se uma melhor interlocução para obter resultados práticos das demandas dos policias, bombeiros e pensionistas militares.
Foi nesse contexto e devido a heterogeneidade dos integrantes, seja da ativa ou da reserva RR da PM, que o Instituto dividiu os trabalhos em diretorias representativas.
Dessa forma, surgiu o grupo de Veteranos e Pensionistas, os quais tiveram uma das primeiras reuniões e pretendem organizar e unir todos os Veteranos e Pensionistas da Bahia em busca de estratégias para recuperar direitos pedidos, manter direitos atuais e buscar novas conquistas, em articulação com as demais associações e militares em atividade.
“Essa Diretoria e as demais estão sendo organizadas, em Coordenadorias Regionais, para se aproximar ainda mais dos militares do interior, que, muitas vezes, não têm a oportunidade de participar, em conjunto, das principais questões sociais relacionadas a tropa”. Afirmou, cabo Luciano Lima.
A inciativa é inédita na Bahia.
Por/ Tatiane Lena.