A Polícia Militar da Bahia formou, em solenidade realizada no início da noite desta última segunda-feira (2), a 9ª turma do Curso de Operações Policiais Especiais (Copes), na sede do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), em Lauro de Freitas.
A cerimônia contou com a presença do subsecretário da Segurança Marcel de Oliveira, do comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho, do comandante do Bope, major Fábio Boaventura, e de outras autoridades militares.
Onze profissionais concluíram a formação, iniciada em abril deste ano, com mais de 1.500 horas de aulas teóricas, práticas e outras atividades.
Dos novos caveiras, nove são integrantes da PM da Bahia, um da PM de Roraima, um investigador da Polícia Civil do Pará e dois profissionais da Polícia Rodoviária Federal.
O primeiro colocado e orador do grupo, 1º tenente PM Luís Fernando Rosa Andrade Maciel, explicou que os alunos enfrentaram grandes desafios para, no final, se tornarem operadores policiais especiais. “Um curso duro, difícil de ser vencido, um dos grandes instrumentos de transformação. O curso é muito mais que uma especialização no campo profissional. Torna-se um caveira é se transformar na melhor versão de si mesmo em todos os aspectos”, frisou o profissional.
Cerca de R$ 700 mil foram empregados na capacitação, que, após sua conclusão garante profissionais ainda mais capacitados para atuar em ocorrências sensíveis.
A especialização é formada por 45 disciplinas que abordam desde conhecimentos básicos, a exemplo do policiamento ostensivo e comunitário, como aqueles específicos de operações especiais.
O subsecretário da Segurança Pública, Marcel de Oliveira, parabenizou o grupo que enfrentou seus limites para oferecer um serviço mais especializado para a população.