Desde a madrugada desta quinta-feira (19), uma instabilidade no sistema de acesso ao Porto de Salvador gerou uma longa fila de caminhões de mais de 6 km. Os veículos estão parados entre a Rótula do Abacaxi e o bairro do Comércio. Alguns caminhoneiros informaram que houve um problema com o sistema e esperam há mais de cinco horas para entrar no porto. Os trabalhadores alegam que agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) pediram para que eles retirem os veículos da pista.
Por meio de nota, a Autoridade Portuária da Bahia (CODEBA) informou que o sistema de acesso ao Terminal de Contêineres de Salvador (Tecon) apresenta instabilidade nesta quinta, o que está causando o engarrafamento de caminhões na Via Expressa. A Autoridade Portuária informou ainda que aumentou o quadro de colaboradores para atender a alta demanda com a chegada de novas rotas de navios e maior movimentação de caminhões na área portuária, e que deu todo o suporte para solucionar o problema.
Já o Terminal de Contêineres afirmou que o sistema operacional apresentou uma instabilidade no banco de dados por um período aproximado de duas horas na noite de quarta-feira (18), que impactou a entrada e saída dos caminhões.
De acordo com o Tecon, por conta da intensa movimentação programada, começou uma demanda represada na entrada/saída dos veículos. Com isso, uma força-tarefa para diminuir os impactos.