Prefeitura dá início as operações de bicicletas elétricas em Salvador 

Foto: Valter Pontes/ Secom PMS

Nesta sexta-feira (1º), a prefeitura de Salvador entregou as 30 primeiras bicicletas elétricas ao sistema do Bike Salvador, as famosas “Laranjinhas”, com meta de chegar a 200 veículos deste tipo até o final do ano. A novidade, feita em parceria com o banco Itaú e a empresa Tembici, foi lançada na abertura do 4º Fórum Salvador Vai de Bike, que ocorreu durante todo o dia no piso L3 do Shopping da Bahia. A partir deste sábado (2), os usuários já poderão utilizar o veículo elétrico. 

Salvador será a primeira cidade do Norte e Nordeste e a terceira capital do Brasil a ter bikes elétricas compartilhadas. O lançamento chega em um momento de comemoração, já que o Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB) completa 10 anos neste mês, assim como a chegada das primeiras Laranjinhas. A capital baiana já soma 10 milhões de viagens feitas pelos usuários desde 2013, e o sistema já recebeu o cadastro de mais de 450 mil usuários. 

O prefeito Bruno Reis lembrou que, há 10 anos, Salvador tinha apenas 30 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. E que, neste período, a administração municipal colocou o fomento à mobilidade por bikes como política pública permanente. “Hoje, já passamos de 300 km de vias para as bicicletas. Todas as obras viárias ou de mobilidade da gestão municipal têm sido realizadas contemplando o espaço para quem anda de bike. Tem sido assim nos últimos anos e vai continuar”, disse. 

“Esse movimento implantou a cultura da bicicleta em nossa cidade. A gente não tinha isso no passado. É visível como o movimento estimulou milhares de pessoas a curtirem a sua cidade passeando de bike, pudessem cuidar da sua saúde andando de bike, pudessem ir ao trabalho de bike, pudessem se conectar entre os diversos modais de transporte público através da bike. É um movimento responsável pela virada de chave em Salvador”, completou o chefe do executivo municipal. 

As bikes elétricas que chegam a Salvador têm velocidade limitada a 25 km/h e tecnologia de pedal assistido, que é acionada ao simples pedalar. São os mesmos modelos que estão disponíveis em cidades como Nova Iorque, Londres, Chicago, Dubai e Barcelona. São bicicletas robustas, desenvolvidas especificamente para sistemas de compartilhamento, o que influencia na segurança e conforto de quem pedala. 

As 30 bicicletas elétricas, que têm autonomia para funcionar por até seis horas, serão distribuídas entre as 50 estações ativas em Salvador. Elas se somarão às 400 unidades convencionais que já estão disponíveis no sistema. Elas poderão ser retiradas e entregues nas estações normalmente, como ocorre atualmente. 

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