A prefeitura de Feira de Santana confirmou nesta quarta-feira (10), o primeiro caso de varíola dos macacos na cidade. A confirmação foi feita através de um comunicado da Fiocruz. A prefeitura informou que ainda há três casos suspeitos da doença.
Contabilizando com este caso de Feira de Santana, o estado da Bahia passa a ter 21 casos da Monkeypox. Além deste registro mais recente, foram registrados 15 casos em Salvador, dois em Santo Antônio de Jesus, um em Cairu, um em Conceição de Jacuípe, um em Ilhéus e um em Mutuípe.
Além dos casos confirmados, a Bahia possui 178 casos suspeitos da doença, segundo informações da Sesab (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia). A Monkeypox é uma doença viral, semelhante a varíola humana, que foi erradicada em 1980. Pacientes da doença costumam ter dor de cabeça, febre, exaustão, dores musculares e calafrios.
O aparecimento das manchas corporais se inicia entre um e três dias após a febre aparecer, e tem características clínicas semelhantes com sífilis ou varicela (catapora), diferenciando-se na evolução uniforme das lesões.