Prefeitura inicia testes com ônibus elétricos em linhas do BRT

O projeto do BRT está avançando na capital baiana e vai permitir que a população obtenha ganhos significativos em mobilidade. A partir desta terça-feira (14) a Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), dará início a uma nova fase de testes, em linhas em que o trajeto se assemelha com o percurso que será realizado na operação do sistema.

Serão usados dois ônibus, sendo que cada um deles vai rodar em uma linha por semana. Os testes serão iniciados nas linhas 0805 – Lapa x Pituba e a 1347 – Estação Pirajá x Pituba, a partir das 5h.

Os ônibus elétricos, veículos escolhidos para os testes, são uma solução para reduzir a emissões de gases poluentes na cidade, melhorando a qualidade de vida de quem faz uso do transporte público. De acordo com dados da Semob, o setor de transporte é responsável por 65% de todas as emissões de gases poluentes no meio ambiente, em Salvador.

De acordo com a BYD, empresa especializada em energia limpa, cada ônibus elétrico, rodando em média 6 mil km por mês, deixa de emitir 125 toneladas de gás carbono (CO2) por ano, o que corresponde ao plantio de 897 árvores no período.

Para o titular da Semob, Fabrizzio Muller, o modal trará para Salvador um impacto positivo, em diversos aspectos que perpassam pela mobilidade. “O BRT é uma das maiores obras de mobilidade já realizadas em Salvador. Sem dúvidas, trará inúmeros benefícios para a região, uma das mais movimentadas da cidade, desafogando o trânsito de uma área que tem problemas históricos de circulação e reduzindo o tempo de deslocamento dos usuários do transporte”, afirmou.

Além do impacto no trânsito, ele afirmou que o BRT trará benefícios diretos para os usuários. “Com a capacidade de transportar um maior número de passageiros, de forma mais rápida através de uma via expressa, será um modal de qualidade, eficiente e seguro. Trazer para a cidade soluções de mobilidade, que facilitem o deslocamento e ofereçam muito mais conforto para a população, é o nosso principal objetivo”, reforçou o gestor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui