Prefeitura renova contratos do programa Pé na Escola

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), assinou nesta sexta-feira (11) a renovação de 58 contratos do programa Pé na Escola, que adquire vagas em creches e escolas particulares para matricular crianças que não conseguiram vagas em instituições da rede municipal de ensino.

O evento ocorreu no Monte Pascoal Praia Hotel, na Barra, com a presença do prefeito Bruno Reis, da vice-prefeita Ana Paula Matos e do secretário da Smed, Marcelo Oliveira, além de outras autoridades municipais.

“Esse programa é um sucesso, pois permitiu que Salvador alcançasse a universalização da educação para crianças de quatro a cinco anos. Nos últimos oito anos, um grande esforço foi realizado para modernizar o sistema e ampliar a oferta de vagas, que então era de 17 mil, em 2013, até atingirmos aproximadamente 50 mil vagas”, afirmou Bruno Reis.

O programa Pé na Escola atua em parceria com uma rede credenciada. Dessa forma, o município conta com 58 unidades escolares parceiras, ofertando 7.267 vagas de creche e 6.626 de pré-escola, totalizando 13.893 vagas. O investimento é de quase R$55 milhões.

Durante o evento, o titular da Smed agradeceu e celebrou a parceria com as entidades credenciadas ao Pé na Escola. “Ao longo dos últimos anos tivemos um grande avanço e hoje recebemos com grande alegria cada um dos nossos parceiros, que promovem a oportunidade de educação para nossas crianças, que cuidam delas com zelo e carinho em pontos da cidade onde a rede municipal ainda não alcançou, principalmente considerando a suspensão das aulas, causada pela pandemia, e que trouxe um grande impacto na rede”.

O prefeito ainda lembrou que, com o impacto provocado pela Covid-19, quase 30 mil crianças oriundas de escolas particulares passaram a solicitar vagas na rede pública. “Foi preciso criar novas vagas, sendo 14 mil na rede própria e o restante com o apoio na rede conveniada: 5 mil nas creches e 10 mil nas escolas.

Para o futuro, o desafio é ainda maior. É preciso recuperar o tempo perdido, de quase dois anos sem aulas presenciais. E a evolução tecnológica é parte disso, até porque este processo foi bastante acelerado com o advento da pandemia”, ressaltou o prefeito.

Melhoria da rede física – Nos últimos 14 meses, foram entregues oito novas escolas e outras 16 estão em execução, além de seis em processo de licitação.

Mais 158 unidades estão sendo reformadas para apresentarem alto padrão, com salas climatizadas, ambientes adequados e todo conforto e comodidade para garantir o melhor e motivar crianças e professores, dando tranquilidade e segurança a profissionais, famílias e estudantes.

Programa – Criado em 2018, o programa Pé na Escola complementa a oferta de vagas na Educação Infantil em Salvador, em especial nas localidades de maior demanda de creche e pré-escola.

Através da iniciativa, as famílias não contempladas com as vagas em alguma unidade escolar da rede municipal de ensino poderão matricular o filho, gratuitamente, nas instituições privadas que participam do programa. Em 2021 o programa contou com 79 instituições credenciadas, atendendo mais de 12 mil crianças entre 2 e 5 anos.

O credenciamento de novas escolas que tenham interesse em ingressar no Pé na Escola ocorrerá até 30 de junho de 2022. As informações e editais podem ser acessados no site da Smed, no endereço educacao.salvador.ba.gov.br .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui