O Novembro Azul, é o mês da conscientização da saúde integral do homem, e será marcado pela realização do Dia D, neste sábado (5), em Salvador. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá abrir mais de 60 postos espalhados pela cidade, das 8h às 16h, para atendimento exclusivo da população masculina.
Entre os serviços disponíveis estarão consultas com médicos clínicos, odontólogos e triagem com enfermeiros, com marcação prévia em postos de saúde, além de aferição de pressão arterial e glicemia; testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s); vacinação; consulta de pré-natal do parceiro; encaminhamentos para clínica de disfunção sexual masculina e vasectomia; encaminhamento para urologistas, cardiologistas e exames especializados, como USG de próstata.
“Geralmente, o homem apresenta uma procura menor aos serviços de saúde por compreender o autocuidado como um comportamento secundário. Tal fato tem relação com questões históricas, como o machismo, o que dificulta a detecção precoce de algumas enfermidades, corroborando para o aumento das doenças crônicas e maior risco de infecções sexualmente transmissíveis. Desse modo, ações diversas voltadas ao público masculino são estratégias de sensibilização e estímulo ao cuidado”, comentou o titular da pasta, Decio Martins.