A prefeitura de Salvador renovou, nesta sexta-feira (7), o acordo de cooperação técnica entre a Secretaria Municipal da Educação (Smed) e seis centros de Atendimento Educacional Especializado da cidade.
A renovação da parceria ocorre a cada cinco anos, e a iniciativa prevê cooperação mútua, com a gestão municipal responsável por disponibilizar recursos, pessoal e qualificação, enquanto as instituições ficam responsáveis pelo atendimento dos alunos com necessidades especiais.
“Por mais que a prefeitura quisesse, jamais teríamos como prestar atendimento, apoio e serviço às crianças do jeito que essas instituições prestam. A melhor fórmula é construir essas parcerias com organizações sociais. É muito mais econômico para todos firmar essa união para ajudar do que montar, estruturar e equipar essas estruturas dentro do município. Temos em nosso compromisso de planejamento estratégico o atendimento de cinco mil crianças com necessidades especiais. Sempre buscamos dar suporte e atender a todos da melhor forma possível. Nosso objetivo é ampliar a educação integral, além da educação digital”, declarou o prefeito Bruno Reis, durante a formalização do acordo.
Estão contempladas na parceria a Aesos (Associação Educacional Sons no Silêncio); Apada (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos do Estado da Bahia); AMA (Associação Amigos dos Autistas da Bahia); Abre (Associação Baiana de Reabilitação e Educação); Instituto Guanabara; e ION (Instituto de Organização Neurológica da Bahia).
A iniciativa beneficia cerca de 2 mil alunos da rede municipal com diversas deficiências. As instituições parceiras realizam atendimento clínico, multiprofissional e pedagógico, realizam formação com professores da rede, visitam as escolas para compartilhar práticas pedagógicas, além de orientar na elaboração e realização das atividades escolares e planos pedagógicos personalizados.
Com informações do site Bahia.ba