Na manhã da terça-feira (19), foi inaugurada a primeira Casa da Mulher Brasileira na capital baiana. O espaço localizado na Avenida Tancredo Neves, é um centro de suporte às mulheres vítimas de violência, ofertando diversos tipos de serviços. O evento contou com a presença do prefeito Bruno Reis (União), do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), da Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, além de autoridades, políticos, imprensa e populares.
A Casa é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura de Salvador. O centro que é uma inovação no atendimento humanizado às mulheres, oferece no espaço serviços como: apoio psicossocial, acolhimento, juizado, delegacia, atendimento com o Ministério Público com a Defensoria Pública, alojamento de passagem, promoção de autonomia econômica, entre outros serviços.
Durante seu discurso a ministra Cida Gonçalves frisou a importância do local e a diferença que fará para a população baiana, em especial, ao público feminino. Gonçalves ainda ressaltou que essa foi a primeira Casa inaugurada no estado da Bahia, e que já possui diálogos com autoridades para o lançamento de pelo menos mais 3 espaços como esse, em território baiano, que serão situadas em Irecê, na região de Itabuna e Feira de Santana.
O local recebeu um investimento de R$ 10,5 milhões do Governo Federal e R$ 3,3 milhões da administração municipal. Pelo período de dois anos, o equipamento ainda terá investimentos do Governo Federal e Estadual, para manutenção da casa.
O espaço funcionará 24h por dia, durante sete dias por semana, contando com uma equipe multidisciplinar que envolve polícia, Justiça e psicólogos.
Veja fotos do local e cerimônia de inauguração: