Projeto leva arte e educação patrimonial para ruas de Salvador

Monumentos públicos e praças de Salvador receberão, a partir desta quarta-feira (17), uma ação que unirá teatro, música, dança, fotografia e educação patrimonial. O projeto, intitulado Viva o Museu Popular, acontecerá sempre às quartas-feiras até 14 de junho, com apresentação teatral e roda de conversa temática. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

O Viva o Museu Popular terá três apresentações do espetáculo “O museu é a rua a céu aberto”, com texto e direção de Fabrício Brito. Elas acontecem no Cristo da Barra (17 de maio), no Campo Grande (31 de maio) e no Marco da Cidade, no Porto da Barra (14 de junho).

As rodas de conversa serão realizadas às 14h, na Casa do Museu Popular da Bahia, em Fazenda Grande do Retiro. No dia 24 de maio, o bate papo terá como base reflexões a partir da exibição do documentário “Olha o museu no meio da rua”. Já no dia 7 de junho, o tema tratado será “Teatro de rua e educação patrimonial”.

Patrimônio vivo – A iniciativa integra o projeto Viva o Museu Popular, desenvolvido pelo grupo de arte popular A Pombagem e ganhador do Prêmio Jaime Sodré de Patrimônio Cultural – Ano II, da Fundação Gregório de Mattos (FGM). A proposta é entender e apresentar as ruas e praças como espaços museais, populares, acessíveis e repletos de patrimônio vivo.

“O projeto mostra que o museu não é apenas um lugar físico e engessado, mas pode ser uma experiência cultural de natureza material ou imaterial. Substituímos o edifício pelo território, o público pela comunidade, o estático pelo movimento e a coleção pelo patrimônio”, destaca Fabrício Brito, que também é coordenador do projeto.

O espetáculo contará ainda com a presença de artistas convidados, como os poetas Osmar Jr e João Vanderlei de Moraes. Também está confirmada a participação do grupo Coco das Cunhã, um trio de mulheres brincantes da cultura popular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui