A campanha publicitária da marca de automóveis Volkswagen. que utilizou ferramenta tecnológica para “trazer de volta” a cantora Elis Regina, falecida em 1982, se tornou alvo de uma representação ética do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).
Na propaganda da empresa, Elis aparece ao lado de sua filha, Maria Rita. As duas cantam juntas a música Como Nossos Pais. O comercial acaba passando a ideia de que Elis estaria viva nos dias atuais.
O Conar informou que a representação foi aberta contra a Volkswagen e a AlmapBBDO, agência responsável pela campanha. Ainda segundo o órgão, a ação teria sido motivada por queixas de consumidores que questionaram se é ético ou não usar Inteligência Artificial em propagandas e se não é necessário respeitar a existência da artista e a veracidade.
Uma das Câmaras do Conselho de Ética do Conar deve julgar a representação ainda nas próximas semanas. Normalmente, o julgamento leva cerca de 45 dias após a abertura do processo para ocorrer. O caso irá ser julgado à luz do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.